Como surgiu o Rock Gospel

                                     Origem do Rock Gospel      

Rock Cristão surgiu nos meados dos anos 60, acompanhando as tendências musicais dos anos 60 e o movimento Hippie . Muitos dos primeiros grupos eram integrantes do Jesus Movement, movimento que surgiu no rastro da contra-cultura hippie e que buscava oferecer uma perspectiva de vida cristã aos jovens desestimulados com as propostas de paz e amor baseados em drogas e sexo livre.
As primeiras bandas foram mal recebidas pelas igrejas protestantes, pois o Rock era tido como "música do diabo" e associado com um comportamento socialmente repreensível.
Com o tempo a música foi ganhando credibilidade por, entre outros motivos, ser meio de aproximação dos jovens ao cristianismo.
A partir dos anos de 1980 as bandas do Rock cristão foram gradualmente se contextualizando e angariando uma aceitação do público protestante cada vez maior.
Começaram a atrair o interesse da mídia e de gravadoras seculares, conseguindo grandes contratos, maior exposição e sucesso internacional. Muitas bandas novas surgiram e continuam surgindo, consolidando o gênero e dissociando-o cada vez mais do seu ambiente eclesiástico original.





Primeira Banda de Rock Gospel no Brasil




Em 1970, surge no Brasil a primeira banda de rock evangélico, a Banda Exodos. Ao som de guitarras, bateria, baixo e teclado, um grupo de adolescentes batistas canta um estilo de música não tradicional, “rock” provocando polêmica e vindo a ser até matéria de reportagem da revista VEJA na época.












Maneira extravagante de se vestir, cabelos compridos, ritmos de rock, pop, blues e country, letras de protesto contra emoções passageiras como drogas e o amor livre, e um novo modo de se relacionar com Deus, foi contagiante.










O Exodos atraiu muita gente, na maioria jovens e adolescentes não evangélicos que através do louvor encontravam a verdadeira paz em Jesus Cristo.


                         







Algo sobrenatural acontecendo justamente numa década de censura, repressão, ditadura, rebeldia e protestos impulsionados pelo movimento hippie que tinha como clichê “sexo, drogas e rock’n roll”, e de Igrejas com preconceitos por ritmos diferentes dos tradicionais hinos importados de padrões ingleses e americanos. Em meio às adversidades de uma época em que os cânticos entoados pela mocidade eram “taxados” de corinhos, os integrantes do Exodos foram usados por Deus, tocando e cantando, sob a unção do Espírito Santo, em igrejas de diversas denominações, praças públicas, encontros ecumênicos, acampamentos e festivais de música, para a glória de Deus e edificação de pessoas, um novo cântico, uma nova maneira de adoração, não apenas de palavras, mas de mudança de vida e libertação.    

3 comentários:

  1. Graças a Deus vcs começaram com tudo isso se ñ eu estaria louvando ao diabo agr

    ResponderExcluir
  2. MANO,O BATERISTA DESSA BANDA É O MEU PROFESSOR DE CIÊNCIAS E DESENHO GEOMÉTRICO KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. MANO, O BATERISTA DESSA BANDA É O MEU PROFESSOR DE CIÊNCIAS E DESENHO GEOMÉTRICO KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir